Desde a década de 60 tem se falado em informática, na contribuição para a educação. Muitos são os avanços que especialistas desta ferramenta tem feito para que ela venha ser enriquecedora em sala de aula.
No inicio eram usados softwares, que tinham como principal finalidade a instrução programada o que fazia que a informática fosse uma mera máquina de exercício e praticas.
Alguns profissionais começaram então a buscar meios para que esses softwares se tornassem mais educativos, já que eles seguiam muito as teorias de Piaget e Vygotsky, que era uma educação com interação, construção, raciocínio. Dai surgiram vários grupos de estudos em vários países buscando um trabalho mais eficaz com softwares e hadwares. Em alguns países como nos EUA integraram a informática no currículo, e fazendo com que o educador se interesse mais por essa ferramenta e o que o aluno não use apenas como meio só de exercício, mas sim como meio de pesquisa e aprendizagem.
Muito tem se feito para integrar a informática no meio da educação e em nosso meio, podendo citar como exemplo o PROINFO que é o curso que eu estou fazendo é um curso a distância com o objetivo de fazer com que os profissionais da educação se aprimorem dessa ferramenta e saiba usá-la em sala de aula com educandos.
Conclui se então que informática a cada dia que passa tem algo novo para ser incrementada na educação. Várias são as propostas sempre tem mudanças, mas já se sabe que não consegue pensar mais em educação sem essa ferramenta que é a informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário